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Empresa responsável pelo VAR explica falha no jogo entre Inter e Vasco

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A falha dos equipamentos do VAR na partida entre Inter e Vasco gerou uma grande polêmica na rodada deste último fim de semana do Campeonato Brasileiro. O lance em questão foi o do primeiro gol, onde os vascaínos alegam que Rodrigo Dourado estava em posição de impedimento. A empresa Hawk-Eye, responsável pela operação dos equipamentos, lamentou.

“O problema técnico que afetou a disponibilidade das linhas de impedimento, causado pelo baixo ângulo das câmeras, em conjunto com a sombra se movendo no campo. Embora seja uma ocorrência muito incomum no software, a equipe operacional imediatamente seguiu o procedimento para recalibrar o sistema, o que foi concluído em poucos minutos”, dizia na carta enviada a CBF.

“Infelizmente, esse processo não havia sido concluído quando a revisão foi solicitada e as linhas não estavam disponíveis para uso. O sistema estava totalmente operacional no início da partida e imediatamente após a recalibração. A tecnologia Hawk-Eye e nossos operadores cumprem os mais altos padrões de qualidade, no entanto, situações como essa nos inspiram a sempre nos dedicarmos no sentido do aprendizado e da inovação”, concluiu.

Carta completa de pronunciamento da Hawk-Eye:

Durante a partida Vasco da Gama x Internacional na data 14 de fevereiro de 2021,
ocorreu, lamentavelmente, um problema técnico que afetou a disponibilidade das linhas de
impedimento. Esse inconveniente foi causado pelo baixo ângulo das câmeras, em conjunto com a sombra se movendo no campo. Embora seja uma ocorrência muito incomum no software, a equipe operacional imediatamente seguiu o procedimento para recalibrar o sistema, o que foi
concluído em poucos minutos. Infelizmente, esse processo não havia sido concluído quando
a revisão foi solicitada e as linhas não estavam disponíveis para uso. A questão foi comunicada ao VAR, que seguiu o protocolo de acordo com os requisitos da FIFA e da IFAB, informando ao campo a situação, e que nenhum erro claro e óbvio poderia ser determinado apenas com base nas imagens da TV, recomendando ao árbitro de campo manter sua decisão inicial de validar o gol. O sistema estava totalmente operacional no início da partida e imediatamente após a
recalibração, conforme as imagens abaixo. A tecnologia Hawk-Eye e nossos operadores
cumprem os mais altos padrões de qualidade, no entanto, situações como essa nos inspiram
a sempre nos dedicarmos no sentido do aprendizado e da inovação. A Hawk-Eye gostaria de pedir desculpas à CBF e aos torcedores de futebol em geral por este inconveniente, e garantir que temos o compromisso de innovar continuamente e aprimorar a tecnologia para tornar todos os esportes, inclusive o grande jogo de futebol, uma experiência mais justa e mais emocionante.

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